Flamengo aposta em Plata na altitude contra a LDU

Flamengo aposta em Plata na altitude contra a LDU Foto: Reprodução

Em um momento de alerta, o Flamengo encara a LDU nesta terça-feira (22/04), pela terceira rodada do grupo C da Libertadores. Diante de alguns desfalques, o equatoriano Gonzalo Plata surge como possível trunfo do técnico Filipe Luís para o confronto na altitude de Quito. Com Pedro ainda buscando o ritmo ideal, o atacante deve iniciar a partida, aproveitando seu conhecimento do estádio Casa Blanca e a boa fase com a camisa rubro-negra.

Curiosamente, Plata reencontrará a LDU sete anos após seu único embate contra a equipe. Em 28 de outubro de 2018, o equatoriano foi titular no empate por 1 a 1 entre Independiente Del Valle e a La U. Apesar disso, o atacante foi recebido com carinho pelos torcedores equatorianos no desembarque do Flamengo, reflexo de suas frequentes convocações para a seleção local.

Jogando quase “em casa”, o Flamengo pode depositar suas esperanças em Plata para buscar a recuperação após a derrota para o Central Córdoba. O equatoriano pode ser fundamental tanto para desafogar a defesa quanto para balançar as redes adversárias. Sua importância cresce diante das circunstâncias, já que o time precisa conquistar os três pontos no Rio de Janeiro. Um novo revés pode deixar a equipe a até quatro pontos da zona de classificação, considerando que o Central Córdoba enfrenta o Deportivo Táchira na Argentina.

A trajetória de Plata no futebol equatoriano foi breve, com apenas um gol marcado pelo Del Valle. Em 2019, o atacante se transferiu para o Sporting-POR, onde disputou 28 jogos, contribuindo com quatro gols e cinco assistências. Posteriormente, o clube português o emprestou ao Real Valladolid, onde teve sua passagem mais longa, com 67 partidas, sete gols e 10 assistências. Em julho de 2022, o Valladolid adquiriu o atleta em definitivo. Um ano depois, o Al-Sadd o contratou por 12 milhões de euros. No Qatar, Plata marcou 12 gols e deu oito assistências em 33 jogos. Em agosto de 2024, o Flamengo o contratou. Pelo clube carioca, o atacante já disputou 32 partidas, com quatro gols e quatro assistências. Além disso, Plata é peça constante na Seleção Equatoriana, sendo um dos principais jogadores de “La Tri”.

“É um jogador muito completo. É um tipo de jogador que apaixona o torcedor porque ele corre o jogo todo, ele luta, ele tem muita qualidade, ele joga muito bem pressionado. O difícil é deixar o Plata de fora. Isso é difícil. Então, às vezes, quando o cara é tão bom, o treinador tem que dar um jeito de colocar esse jogador”, disse Filipe Luís após goleada sobre o Juventude por 6 a 0, pelo Brasileirão.

Equipe Futsim 1012 Posts

A Equipe FutSim é formada por piauienses apaixonados por futebol, que têm por objetivo manter você sempre informado sobre tudo o que acontece no mundo do futebol.