Na noite de domingo (07/04), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a gravação da comunicação entre o árbitro de campo e o VAR, referente ao lance que resultou no pênalti a favor do Palmeiras contra o Sport, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A decisão gerou grande insatisfação nos bastidores do time pernambucano.
No lance em questão, Raphael Veiga disputou a bola com o zagueiro Matheus Alexandre na entrada da área. O árbitro Bruno Arleu de Araújo marcou pênalti imediatamente, decisão que foi revisada e confirmada pelo VAR, liderado por Rodrigo Nunes de Sá. Na conversa, os árbitros avaliaram um “calço” sofrido por Veiga dentro da área e consideraram que o contato impactou diretamente na continuidade da jogada.
De acordo com o diálogo divulgado, a arbitragem entendeu que houve interferência suficiente para manter o pênalti. A equipe do VAR afirmou que o contato foi mínimo, mas suficiente para impedir a sequência da jogada, confirmando a decisão de campo.
A marcação gerou forte reação no Sport. O capitão Lucas Lima, o técnico Pepa e o vice de futebol Guilherme Falcão classificaram o pênalti como “vergonhoso”, criticando duramente a arbitragem e cobrando mais clareza e consistência nos critérios adotados pelo VAR.