O Botafogo tomou a decisão de não realizar, por agora, qualquer procedimento cirúrgico para tratar a contusão no joelho esquerdo do zagueiro Bastos. Desse modo, o atleta passará por um tratamento não invasivo, após ter sofrido um choque na região, um problema que surgiu no começo de fevereiro e retornou a incomodar em abril.
Até a semana anterior, a equipe carioca chegou a considerar a possibilidade de uma intervenção cirúrgica, contudo, houve uma mudança de planos, optando-se pelo tratamento tradicional, que se concentrará inicialmente na fisioterapia.
Diante dessa situação, não existe uma previsão para o retorno do defensor aos gramados. Após a conclusão do tratamento, ele ainda precisará passar por um período de fortalecimento muscular na academia e de recuperação da forma física no campo. O processo é demorado devido à natureza do problema na articulação, e o clube demonstra cautela em virtude da recorrência da lesão.
Apesar disso, o time de General Severiano pode contar com o jogador para o Mundial de Clubes, agendado para o meio do ano. No dia 15 de junho, a equipe liderada pelo técnico Renato Paiva enfrentará o Seattle Sounders. Não há um planejamento específico para que ele esteja apto para o torneio, mas a expectativa é que o prazo de tratamento coincida com a data da competição.