O Clube de Regatas do Flamengo agendou para a próxima segunda-feira o pontapé inicial das investigações no terreno do Gasômetro. A área foi adquirida no ano anterior por um montante de R$ 146 milhões, visando a construção de sua futura arena. Três companhias especializadas serão responsáveis por conduzir as análises, que buscarão informações técnicas cruciais sobre a aptidão do local para receber o projeto arquitetônico planejado.
Conforme informações divulgadas pela agremiação esportiva, as investigações serão segmentadas em algumas áreas primordiais. Uma delas, considerada a mais desafiadora, consiste na avaliação da possível poluição do solo. Esta etapa será liderada pela empresa Aecom e tem uma duração prevista de aproximadamente seis meses. As atividades a serem realizadas incluem a investigação ambiental detalhada, a atualização da avaliação de perigos existentes e a formulação de uma estratégia para a descontaminação, além da estimativa dos gastos e do cronograma necessário para a execução dessa fase de recuperação.
Outro conjunto de estudos se concentrará na coleta de dados geotécnicos, que fornecerão a base para os cálculos estruturais, a definição do tipo de fundação e o ajuste fino dos custos relacionados às fundações do futuro estádio. Estes trabalhos serão conduzidos pela empresa Soloteste. Adicionalmente, as análises topográficas ficarão sob a responsabilidade da empresa JDS. Segundo o Flamengo, esta etapa visa aprimorar o conhecimento sobre as características de relevo e as possíveis obstruções existentes no terreno, bem como avaliar o impacto sobre a flora local e identificar quaisquer medidas de recuperação e compensação ambiental que possam ser requeridas pelas autoridades competentes.
A coordenação geral dos estudos estará a cargo da Arena Events + Venues, empresa encarregada do projeto arquitetônico preliminar do futuro estádio. Com base nos resultados dessas análises, a empresa poderá avaliar com maior precisão detalhes como os prazos de execução, os custos totais e as necessidades específicas do projeto, além de refinar algumas definições do plano inicial.