O técnico Pep Guardiola, do Manchester City, expressou sua preocupação com a exaustão dos jogadores devido ao calendário de jogos apertado. Ele alertou que alguns atletas podem não suportar a maratona de jogos, especialmente com a proximidade da Copa do Mundo. Guardiola enfatizou a necessidade de uma conversa com médicos, fisioterapeutas, jogadores e agentes para avaliar a condição física de cada um e evitar lesões.
O treinador espanhol destacou que 11 jogadores do elenco do Manchester City completarão 30 anos até o início da próxima temporada, em setembro. Essa questão, combinada com o calendário de jogos intenso, aumenta a preocupação de Guardiola com a saúde dos atletas. Ele ressaltou que muitos jogadores não conseguem jogar em alto nível semana após semana, viajando e competindo em várias competições.
Guardiola enfatizou que a realidade para o futuro do clube é ter jogadores saudáveis e disponíveis para brigar por títulos. Ele deixou claro que alguns atletas não suportam jogar a cada três dias e que é preciso ter cuidado com a saúde física e mental dos jogadores. O treinador também mencionou a proximidade da Copa do Mundo, o que aumenta ainda mais a necessidade de preservar os jogadores.
Na quarta-feira (19/02), o Manchester City foi eliminado da Champions League pelo Real Madrid, o que pode ter contribuído para a preocupação do treinador com o futuro do time. A declaração de Guardiola foi feita durante uma coletiva de imprensa nessa sexta-feira (21/02).
Fonte: Metrópoles