Muito se fala de Facebook, Instagram e TikTok, mas o amante do futebol está mesmo é no Whatsapp e os clubes sul-americanos, aos poucos, ganham espaço também na plataforma de mensagens. Levantamento do Somos Fanáticos descobriu que 33 dos 64 clubes envolvidos na disputa da Libertadores e da Sul-Americana em 2025 possuem canais no aplicativo, considerada a rede social mais popular do continente – só no Brasil, estima-se 147 milhões de usuários. Entre os clubes presentes no Whatsapp, ninguém tem mais seguidores que o Flamengo: cerca de 3,6 milhões.
Destaque para Flamengo, River Plate e Corinthians
O número rubro-negro impressiona: sem considerar seguidores de fora do país, é como se duas em cada 100 pessoas com o aplicativo no Brasil estivessem no canal do clube carioca, recebendo informações sobre a equipe treinada por Filipe Luís, na disputa do título da Libertadores.
Mas não se engane porque o engajamento do torcedor do River Plate, também atrás do troféu da Libertadores, pode ser considerado ainda maior. Levantamento de 2024 apontou que cerca de 37 milhões de argentinos acessam o Whatsapp. Com cerca de 2,5 milhões de seguidores no aplicativo do River Plate, é como se 7 em cada 100 pessoas na Argentina tivessem interesse nas informações dos Millionarios.
Quem também tem alcance impressionante no Whatsapp é o Corinthians. O clube paulista é o terceiro em números absolutos: 2,1 milhões de seguidores, atentos aos passos do Timão na Sul-Americana. Entre todos os 33 times com canais no Whatsapp, os três são os únicos que rompem a barreira do milhão de seguidores.
Alianza Lima é penetra em top-10 quase todo brasileiro
O levantamento descobriu também que, além do River Plate, o outro time estrangeiro que se destaca pela quantidade de seguidores no Whatsapp é o Alianza Lima, do Peru. Com aproximadamente 667 mil seguidores no aplicativo de mensagens, deixou para trás clubes entre os de maior torcida do futebol brasileiro, como Vasco, Grêmio e Atlético-MG.
O clube é o mais popular do Peru, com base de torcedores estimada em 6 milhões de pessoas. Ele está envolvido na disputa da Libertadores e é adversário do São Paulo, no Grupo D. O clube do Morumbi, por sinal, é o quarto mais abrangente no Whatsapp, com 893 mil seguidores.
Boca Juniors supera River Plate no Whatsapp
Se em campo o Boca Juniors tem tropeçado nas próprias pernas há um bom tempo, fora dele sua torcida segue mobilizada em torno da paixão xeneize. O time, fora da Libertadores e da Sul-Americana deste ano, tem cerca de 2,8 milhões de seguidores no Whatsapp.
Está atrás do Flamengo, mas supera o arquirrival River Plate. Ao menos neste quesito.
Os 20 times da Libertadores e da Sul-Americana com mais seguidores no Whatsapp:
1 – Flamengo (Libertadores) – 3,6 milhões
2 – River Plate (Libertadores) – 2,5 milhões
3 – Corinthians (Sul-Americana) – 2,1 milhões
4 – São Paulo (Libertadores) – 893 mil
5 – Palmeiras (Libertadores) – 742 mil
6 – Cruzeiro (Sul-Americana) – 675 mil
7 – Alianza Lima (Libertadores) – 667 mil
8 – Vasco (Sul-Americana) – 666 mil
9 – Grêmio (Sul-Americana) – 626 mil
10 – Atlético-MG (Sul-Americana) – 567 mil
11 – Universitario (Libertadores) – 567 mil
12 – Botafogo (Libertadores) – 420 mil
13 – Bahia (Libertadores) – 315 mil
14 – Fluminense (Sul-Americana) – 258 mil
15 – Fortaleza (Libertadores) – 178 mil
16 – Independiente (Sul-Americana) – 133 mil
17 – Internacional (Libertadores) – 124 mil
18 – Estudiantes (Libertadores) – 111 mil
19 – Colo-Colo (Libertadores) – 106 mil
20 – Olimpia (Libertadores) – 585 mil
Fonte: Somos Fanáticos