A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou a busca por um novo comandante para a seleção nacional após a saída de Dorival Júnior, que deixou o cargo na sexta-feira (28/03). A decisão foi tomada após a equipe sofrer uma derrota por 4 a 1 para a Argentina.
Antes mesmo da saída de Dorival, a CBF já estava avaliando possíveis substitutos para o cargo. A seleção brasileira tem compromissos importantes pela frente, com jogos contra Equador e Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo em junho.
A busca por um novo técnico é um processo complexo e delicado. A CBF precisa encontrar um profissional experiente, com um bom histórico e que se encaixe no perfil da seleção brasileira. Além disso, o novo técnico precisa ter tempo para se adaptar à equipe e prepará-la para os próximos desafios.
A expectativa é que a CBF anuncie o novo técnico da seleção brasileira nas próximas semanas. A entidade tem pressa para definir o nome do novo comandante, já que a seleção tem jogos importantes pela frente e precisa se preparar para a Copa do Mundo de 2026.
Confira a lista dos possíveis substitutos na Seleção Brasileira:
- Jorge Jesus:

Treinador histórico do Flamengo, o português Jorge Jesus conquistou com o Rubro-Negro os títulos da Libertadores de 2019 e do Brasileirão no mesmo ano. O ótimo desempenho da equipe carioca na época credencia Jesus para o cargo e é um dos favoritos para o lugar antes ocupado por Dorival.
No momento, Jorge Jesus dirige o Al-Hilal, da Árabia Saudita. Vale lembrar que recentemente, o técnico teve rusgas com Neymar, principal nome do futebol brasileiro.
- Carlo Ancelotti:

Multicampeão com o Real Madrid, Carlo Ancelotti aparece mais uma vez como nome cotado para dirigir a Seleção Brasileira. Após a Copa de 2022, quando Tite se despediu da Amarelinha, o italiano foi avaliado como favorito para assumir o cargo.
No entanto, não chegou a um acordo com a alta cúpula da CBF naquele momento e seguiu no Real Madrid.
- Filipe Luís:

Com menos de um ano como treinador da equipe principal do Flamengo, Filipe Luís é bem avaliado por conta da sua recente trajetória.O ex-lateral já tem no currículo os títulos da Copa do Brasil de 2024, além da Supercopa Rei e do Campeonato Carioca de 2025.
- Abel Ferreira:

Nome de destaque sob o comando do Palmeiras, Abel Ferreira chegou ao clube paulista em 2020 e logo de cara garantiu a Copa do Brasil daquele ano. Além disso, venceu o Brasileirão em duas oportunidades (2022 e 2023) e a Copa Libertadores (2020 e 2021).
Com o ciclo perto do fim no Verdão, o treinador português é bem avaliado pelas conquistas em solo nacional e continental.
- Renato Gaúcho:

Ídolo do Grêmio, é o único entre os favoritos ao cargo que está sem contrato. O estilo “boleirão” de Renato Portaluppi seria uma mudança de ares na Seleção Brasileira. Comandando o Tricolor gaúcho, levou a Copa do Brasil de 2016, a Libertadores de 2017 e a Recopa Sul-Americana de 2018.
Fonte: Metrópoles