A final do Campeonato Mineiro de 2024 entre Atlético-MG e América-MG foi marcada por dois jogos distintos. No primeiro confronto, o Atlético-MG dominou completamente, aplicando uma goleada de 4 a 0. Já no segundo jogo, o América-MG mostrou sua força e venceu por 1 a 0, mas o resultado não foi suficiente para reverter a vantagem do Galo.
A primeira etapa começou com muitas disputas no meio-campo e sem chances claras para as duas equipes. Mesmo precisando de um milagre para ser campeão, o América não teve uma postura ofensiva e ficou menos com a bola. Até metade do primeiro haviam sido apenas três finalizações e nenhuma ao gol. Os lances de mais perigo foram em chutes de fora da área. Primeiro com Fabinho, com a bola passando por cima do gol. No fim da etapa com Rony, com bola passando perto da trave. No último lance, Jonathas recebeu dentro da área, mas teve chute barrado por Junior Alonso.
A segunda etapa continuou no mesmo ritmo, com poucas chances criadas pelos dois times e um jogo de muitos erros. O Atlético foi quem criou mais chances e tentou gols em chutes de Arana, Cuello e Scarpa, mas todos eles para fora. Adyson assustou o goleiro Everson em chute de fora da área. Aos 31, o gol saiu para o América, com Jonathas chutando de fora da área. O Galo tentou reagir e evitar a derrota, mas acabou não conseguindo empatar o jogo, mesmo com uma chance criada por Rony.
O Galo se isola ainda mais como o maior campeão estadual, conquistando o 50º título estadual e abrindo 12 de vantagem para o segundo com mais títulos, o rival Cruzeiro. Há 42 anos, o time não conquistava o Campeonato Mineiro por seis vezes consecutiva.